DOS DESFILES À PRODUÇÃO MIDIÁTICA: A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CEARENSE E A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS NO DFB 2018
Resumo
A configuração de um campo da moda no Ceará é percebida nos números expressivos da indústria de vestuário e no florescimento, especialmente nos últimos anos, de grandes eventos da área, com aumento gradual da visibilidade dada ao tema pela mídia nacional. Dentre estes eventos, destacamos o DFB Festival 2018 (Dragão Fashion Brasil), que acontece anualmente em Fortaleza e é uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e o maior encontro da moda autoral da América Latina. O objetivo deste artigo é analisar como o evento constrói uma narrativa através dos desfiles e estimula a produção midiática, refletindo de que forma se costuram elementos narrativos e argumentativos. Por conseguinte, pretendemos compreender, por meio da análise pragmática da narrativa (MOTTA, 2013) dos desfiles, de que forma as construções discursivas sobre são elaboradas, contribuindo, assim, para a discussão sobre representação, moda e mídia. Antes de compreender a moda como instância simbólica que atua como manifestação do “eu”, precisamos entender a questão da identidade, sempre muito discutida na teoria social. Para isso, como base teórica o trabalho se pauta nos conceitos de identidade de Stuart Hall (1998) e de consumo de Lipovetsky (2009). Logo, a dissertação busca aprofundar essas questões, buscando responder como o DFB constrói sua narrativa por meio dos desfiles e qual o papel das narrativas jornalísticas para a construção da identidade cearense.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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