EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA DEMANDA URGENTE

Autores

  • Barbara Rainara Maia Silva
  • Silvia Helena Vieira Cruz

Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa de Mestrado em curso no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, denominada "Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais: contribuições do curso de Pedagogia para a formação inicial docente", vinculado à CAPES/DS. Seu objetivo é analisar a bibliografia brasileira acerca da formação inicial de Pedagogos para o trabalho com o tema das Relações Étnico-Raciais (RER), publicada no período de 2003 a 2017. A metodologia se insere na abordagem qualitativa, uma vez que faz uso de processos fundamentalmente descritivos e analíticos. O levantamento bibliográfico contemplou trabalhos publicados em três bases de dados: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e a Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foi constatado que é crescente o número de trabalhos que aborda a temática das RER no âmbito escolar, em especial, aqueles que enfocam creches e pré-escolas. No entanto, a literatura acerca da formação inicial de pedagogos tendo em vista o trabalho com o tema das RER a ser desenvolvido na Educação Infantil ainda é escassa, visto que nenhum dos trabalhos analisados enfocou de maneira específica essa etapa da educação. A construção e análise dos dados dialogam com autoras/es que discutem a formação de professores de Educação Infantil (CAMPOS, 1999; FORMOSINHO, 2009) e também com aquelas/es que enfocam a educação das RER, no âmbito da Lei nº 10.639/03 (DIAS, 2012; GOMES, 2017). Tal constatação é preocupante, pois há necessidade de maior investimento em pesquisas que subsidiem mudanças no curso de graduação em Pedagogia no sentido de melhor preparar os estudantes para um trabalho adequado acerca das RER, em especial na Educação Infantil, quando as crianças estão construindo as suas identidades. Agradecimentos a CAPES por financiar esta pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação