EDUCAÇÃO E CIDADANIA: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE CIDADÃ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA
Resumo
A pesquisa busca problematizar a relação juventude, cidadania e escola com base na produção discursiva da própria comunidade escolar de uma instituição da rede pública de ensino de Fortaleza-CE, analisando as práticas discursivas e não-discursiva das técnicas de subjetivização de noções políticas em meio escolar. Mais especificamente, a partir de um trabalho de campo realizado por meio da pesquisa-intervenção (PI) numa escola pública, utiliza-se o método cartográfico alinhado a critical participatory action research (CPAR) para refletir como uma comunidade escolar articula determinados discursos sobre “cidadania”, produzindo processos de subjetivação de cunho político, social e cultural. Jovens estudantes, bolsistas PIBIC-EM, serão instigados a serem co-pesquisadores acerca do seu próprio cotidiano escolar, construindo, analisando e divulgando dados. A análise do discurso, a discussão sobre o conceito e as práticas de “cidadania” na atualidade, os estudos acerca da escola como instituição disciplinar, biopolítica e de controle dão o substrato teórico das reflexões e das problematizações a serem desenvolvidas. Alinhados a esta discussão, os princípios teórico-metodológicos da PI serão a base da metodologia empírica da pesquisa em campo, no intuito de mapear experiências de subjetivação bem como a CPAR possibilitará um conhecimento descolonizado. O projeto pretende, portanto, a partir do estudo de uma experiência local específica, produzir elementos para a reflexão da escola como espaço de produção de uma subjetividade cidadã contemporânea.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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