EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO HUMANA E TRAJETÓRIAS DE VIDA: UM ESTUDO COM MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA DA PRAÇA DO FERREIRA, FORTALEZA-CEARÁ
Resumo
Este trabalho tem como objetivo conhecer e registrar as práticas educativas emancipatórias que a população em situação de rua cria, faz viver, alimenta e produz internamente para garantir a sobrevivência em especial das mulheres. Contrariando os modelos de décadas anteriores, quando as pesquisas relacionadas às pessoas em situação de rua investigaram as dimensões socioeconômicas, e as práticas de educação formal realizadas nos interstícios dos sócio-educativos, procuramos trazer uma abordagem das práticas de educação informal e emancipatória, centrando nosso olhar para as vivências de rua e seus sujeitos, e para os códigos sociais de conduta desses indivíduos quase sempre esquecidos na sua singularidade, mais precisamente voltada para a população feminina, suas potencialidades e trajetórias de vida. A abordagem etnográfica favoreceu a observação e descrição dos espaços da rua e das histórias de vida. Os resultados revelaram que as ruas ocultam, em seus subterrâneos, mulheres que se destacam como educadoras. São elas as responsáveis pelas vivências, produções valores, saberes e ações culturais, implicando em novos modos de vida para determinadas situações-limites de pobreza e vulnerabilidade social, proporcionando por meio da educação emancipatória e esclarecedora a sobrevivência nas ruas. Concluímos que existe também educação na população em situação de rua por possuírem seus próprios códigos sociais de conduta, embora muito rígido o que demonstra a reprodução da violência sofrida pelo Estado. Agradecemos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de mestrado do PPGE da UFC.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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