EFEITOS PSICOSSOCIAIS DA VIOLÊNCIA ARMADA EM PERIFERIAS DE FORTALEZA: PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO EM TERRITÓRIOS ESCOLARES DO GRANDE BOM JARDIM
Resumo
Este trabalho se trata de um projeto de pesquisa de pós-graduação em Psicologia e tem como principal objetivo analisar efeitos psicossociais da violência armada em contextos periféricos de Fortaleza, sob a perspectiva de discentes, docentes e gestores de escolas públicas da região do Grande Bom Jardim (GBJ). Teoricamente, o projeto se delineará a partir de diálogos da psicologia social com referências pós-estruturalistas e do campo dos estudos críticos à colonialidade. Segundo dados do Atlas da Violência de 2019, o estado do Ceará teve o segundo pior cenário de homicídios de jovens do país em 2017. Pesquisas em Fortaleza apontam que os altos índices de homicídios na juventude e as disputas territoriais de facções nas periferias afetam alguns equipamentos sociais importantes, principalmente a escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente uma pesquisa-intervenção, à luz do método da cartografia. Os territórios escolares investigados se localizam na Região do GBJ que registrou a maior taxa de homicídios de adolescentes no ano de 2018. Aqui traremos resultados de uma oficina em específico realizada com estudantes do ensino médio de uma escola do GBJ, neste encontro pautamos as mudanças no cotidiano escolar em decorrência da violência armada e os enfrentamentos produzidos por eles nesse contexto. Os conflitos territoriais, as mortes de jovens e a dificuldade do trânsito para a escola foram os principais pontos enunciados, no tocante aos enfrentamentos colocou-se o acesso da juventude a projetos voltados para arte e cultura. Tal atividade foi pensada para dar conta de um dos objetivos dessa pesquisa que é problematizar mudanças no cotidiano de alunos, professores e gestores provocadas pelas dinâmicas da violência armada em contextos periféricos da cidade. A análise dos dados produzidos será feita através de análise cartográfica. Agradecemos à CAPES pelo apoio financeiro com a manutenção da bolsa de auxílio.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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