EPISTEMOLOGIA NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: REFLEXOS DO MODELO EPISTEMOLÓGICO APLICADO POR PROFESSORES
Resumo
Esta pesquisa objetiva compreender a Epistemologia da Avaliação Educacional aplicada por professores no cotidiano docente, suas reflexões, seus avanços e como é feito seu percurso. Diante disso, visa-se tecer reflexões acerca da base epistemológica que rege o percurso avaliativo dos professores e a sua importância na vida do estudante do ensino médio. Os resultados da pesquisa apontam para uma melhor definição sobre o conceito de Avaliação e suas práticas. A metodologia usada na pesquisa embase-se em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com uso de questionário aplicado com 44 professores da rede estadual de Educação, na periferia de Fortaleza/CE, todos com mais de 02 (dois) anos de experiência educacional e das diversas áreas do conhecimento. Utilizou-se o programa estatístico SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados indicaram: a) o professor teve dificuldades em conceituar Epistemologia e epistemologias em suas respostas. Embora os itens propostos fossem construídos com em escala de Likert, indo de “Concordo Totalmente” até “Discordo Totalmente”; b) que os professores conceituam suas práticas avaliativas voltadas para pressupostos Empiristas e Construtivistas, face às quatro categorias da Matriz Epistemológica apresentada nesta na pesquisa. São elas: Empirismo Positivo, Racionalismo Clássico, Racionalismo Completo e Construtivismo. Constata-se que ainda há conceitos de mensuração presente na prática do professor; c) usou-se o Teste de Cronbach para o teste de confiabilidade e o Teste t para ver a relação entre as variáveis dependentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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