ESCUTA AÍ, PONTUA CÁ! A CORRELAÇÃO ENTRE SINAIS DE PONTUAÇÃO E PROSÓDIA POR CRIANÇAS DE 2 SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Na linguagem oral, a prosódia tem o papel de modular os enunciados produzidos pelo sujeito de acordo com suas intenções e objetivos que almeja alcançar e os sinais de pontuação assumem a função de marcadores prosódicos na língua escrita, pois esses sinais têm a função de transmitir na escrita as variações melódicas que podem existir em caso do texto oralizado/lido. Segundo Kent (1996), para a compreensão da linguagem é importante que o sujeito tenha a capacidade de perceber e processar os elementos contidos no fluxo da fala, bem como as informações que ela expressa. O objetivo deste estudo é entender se e como crianças da 2ª série, correlacionam sinais de pontuação com a prosódia em enunciados orais. Para uma criança ler de maneira fluente e compreender o conteúdo que estar sendo transmitido em um determinado texto, ela precisa compensar a ausência nele de elementos prosódicas, recorrendo a sinais semânticos, sintáticos, morfológicos, assim como recorrendo à pontuação presente no texto. Ou seja, a criança começa a se apropriar de conceitos e regras da escrita e, dessa forma, ela consegue assimilar aspectos simbólicos e passa a compreender que a escrita é a representação da fala. Como fundamentação teórica, nos baseamos em Kent (1996) Lúria (1988), Lopez (2015) e Pacheco (2006). Para geração e coleta dos dados,primeiramente, elaboramos um teste em que as crianças, após ouvirem situações comunicativas de personagens da Turma da Mônica, escolhiam um ou mais sinais de pontuação, dos disponíveis no estudo, para caracterizarem o "modo" o personagem teria expressado aquele enunciado, segundo suas convicções. Atestou-se que, embora as crianças não tenham estudado formalmente o assunto, elas conseguem ora de forma intuitiva, ora por meio de estratégias, correlacionar facilmente a exclamação e a interrogação com a prosódia da fala, mas sentem dificuldades quando se trata do ponto final, reticências e tPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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