ESTÁGIO E EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO ESTÉTICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
A disciplina Educação Estética (48h), optativa ministrada pela Profa. Dra. Luciane Goldberg para o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, contou com duas estagiárias de docência, mestrandas (Mestrado em Educação e Mestrado Profissional em Artes/UFC), dois monitores voluntários e 40 estudantes em 2019.2. Traz como principais bases teóricas conceitos da educação do sensível (Duarte Jr.,2001) e da experiência (Larrosa, 2002), refletindo sobre a importância das experiências estéticas para a formação do ser. Este trabalho tem como objetivos compartilhar as experiências inovadoras desta disciplina no âmbito da formação de professores, nos aspectos processuais e avaliativos, compreender as aulas de campo como espaço estético-formativo, analisar o processo de aprendizagem e assimilação de conteúdo a partir das expressões artístico-pedagógicas como fanzines, placas e painéis e analisar o processo avaliativo a partir do Diário de Itinerância de cada estudante, considerando os graduandos e os estagiários como futuros propositores de experiências pedagógicas. A metodologia utilizada foi a leitura qualitativa das experiências vivenciadas através da observação participante enquanto estagiários; análise dos registros fotográficos e videográficos, como também do conteúdo gráfico e textual dos Diários de Itinerância. Os resultados foram processuais, cada vivência foi significada na prática em consonância com a teoria estudada. Os estagiários acompanharam o planejamento, as atividades e a avaliação da disciplina e os estudantes projetaram atividades para futuras intervenções, com o intuito de ampliar essa educação estética muitas vezes desconsiderada nos espaços educacionais. Concluímos que, ao passar por experiências estéticas e formativas, os estagiários e os estudantes são inspirados a criar novos contextos e novas experiências para si mesmos e para seus futuros alunos, ampliando seus conhecimentos, multiplicando as experiências e significando sua formação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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