EXPERIMENTO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO C/N NO DESENVOLVIMENTO VEGETAL

Autores

  • JosÉ Lucas Martins Melo
  • Andreia Mariana dos Santos Rodrigues
  • Luan Alves Lima
  • Mirian Cristina Gomes Costa

Resumo

O estágio de docência contribui na formação do futuro professor-pesquisador, constituindo um meio que pode levar o acadêmico a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele não imaginava encontrar na sua área profissional. Durante o estágio de docência realizado junto à disciplina Manejo e Conservação do Solo e da Água no semestre 2019.2 foi realizada uma atividade prática para melhorar a compreensão dos alunos a respeito da qualidade dos resíduos orgânicos como fonte de nutrientes para as plantas. A atividade foi feita por meio da instalação e condução de um experimento para avaliar o crescimento inicial de milho cultivado em solo com adição de substratos com diferentes relações C/N. Foi adotado critério estatístico com delineamento experimental inteiramente casualizado, com 4 tratamentos (composto, palhada, esterco bovino e controle) e 4 repetições, totalizando 16 unidades experimentais. Para garantir maior engajamento dos alunos da graduação, os mesmos foram os responsáveis pela irrigação e pela realização de medidas no experimento. Contudo, a irrigação feita pelos alunos foi somente nos dias e horários de aula, de modo que nos demais dias da semana os alunos em estágio de docência e o monitor da disciplina se revezaram irrigação. Após 30 dias da semeadura as plantas foram removidas dos vasos para analises da massa da parte aérea e de raiz. Os alunos realizaram todo o processo de retirada das plantas do solo, de modo que puderam ver os efeitos do uso de resíduos orgânicos distintos, com diferentes relações C/N, no desenvolvimento inicial vegetal, desde a parte área até as raízes das plantas. Mesmo não havendo diferença significativa entre tratamentos a partir da realização da análise estatística dos dados, a realização do experimento como ferramenta facilitadora do aprendizado permitiu que a turma compreendesse melhor o papel da C/N de resíduos orgânicos no desenvolvimento vegetal.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação