EXPERIÊNCIA DE UMA DOCENTE NO ESTÁGIO I DA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Thais Borges Moreira
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

O presente trabalho teve a colaboração do órgão de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os Estágios ocorrem nos cursos de licenciatura e estão presentes como componente curricular também da pós-graduação. Este almeja preparar os futuros professores para enfrentar os desafios de uma carreira docente. Assim, buscou-se com este trabalho relatar a primeira experiência de ministrar aula no Ensino Superior durante o Estágio I e como tal experiência contribuiu para a formação acadêmica e pessoal. Além disso, pretendeu-se relatar também como a educação ambiental pode ser abordada para os futuros pedagogos.Para esta pesquisa foi utilizada a metodologia Relato de Experiência, na qual foram escritas reflexões embasadas nas experiências e no aparato teórico. A aula ocorreu em uma sala da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante a disciplina de Tópicos de Ciências da Natureza/ do Ambiente. Durante toda a aula, os alunos foram levados a discutir sobre a temática ambiental e após isto, os alunos, a professora e a estagiária se dirigiram para duas pracinhas próximas à faculdade. Esperava-se que os estudantes observassem a antropização,os vários tipos de poluição e até a presença de animais domésticos neste meio. Ao retornar à sala, conversou-se sobre o que foi observado. Finalizando a aula, os estudantes construíram cartazes que buscassem mobilizar as pessoas ou chamar atenção para a poluição, desmatamento, aterro etc. Como resultado desta prática, destacou-se a maior preparação da estagiária para as adversidades da sala de aula (do ensino superior), além de ser notória a importância da abordagem do tema para aumentar os conhecimentos dos futuros pedagogos, fazendo-os refletir sobre o sistema no qual estão inseridos. Com isso, espera-se que os demais estudantes do Estágio I possam ter experiências tão positivas quanto a estagiária teve

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação