FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: RESSIGNIFICAÇÕES SOBRE A COMPREENSÃO E O ENSINO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores

  • Antonio Marcelo AraÚjo Bezerra
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Ao tratar do ensino da matemática, a figura do professor assume caráter valoroso, por ser ele o responsável por todo o processo de transposição entre o saber a ser ensinado e os alunos. Contudo, numa visão pragmática, o professor trata comumente dos conhecimentos a serem trabalhados da forma como aprendeu ou vivenciou em suas experiências escolares (DA CUNHA, 2013). Em particular, sobre o pensamento algébrico, vários são os trabalhos como de Johannot (1947) e Barreto (2001), que abordam sobre a percepção dos alunos e professores quanto a manifestação e entendimento deste pensamento, porém, estes e outras referências não abordam diretamente a formação inicial e continuada de professores no ensino do pensamento algébrico (BORGES, 2018). Por conseguinte, este trabalho objetiva evidenciar elementos para a formação continuada de professores no ensino do pensamento algébrico tendo como instrumento de mediação a metodologia de ensino Sequência Fedathi. A metodologia utilizada se trata de uma pesquisa participativa, de natureza qualitativa e interpretativa a partir da observação de grupos focais formados por professores da rede pública de Ensino, utilizando-se da análise do diário de bordo, fontes bibliográficas e experimental. Partimos da seguinte questão: Frente às obrigações habituais que o currículo coloca e a escassez de estudos voltados à formação de professores para o desenvolvimento do pensamento algébrico quais práticas podem ser construídas pelos envolvidos na certeza que melhores aprendizagens sejam mediadas? O trabalho está em fase de desenvolvimento, assim, como resultados esperados, compreendemos que os conhecimentos construídos pelos professores permitirão a sistematização de práticas sobre a formação e o ensino do pensamento algébrico servindo como referência às ações de formação inicial e/ou continuada de professores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação