FÓRUNS GENERALISTAS DA INTERNET: TROCAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGENS
Resumo
Este projeto apresenta componentes teórico-metodológicos de pesquisa em desenvolvimento que se propõem a investigar fóruns generalistas da internet que são espaços do ciberespaço que agrupam pessoas, a partir de temas variados. O estudo objetiva investigar como se constituem as motivações dos participantes e as aprendizagens desenvolvidas nos fóruns generalistas da internet e especificamente: observar e analisar os tipos de trocas entre os participantes; identificar as motivações dos participantes de participarem, interagirem e colaborarem nos fóruns; analisar os discursos produzidos nas trocas neste espaço. Nesta etapa apresento alguns resultados do projeto piloto que possibilitaram testar categorias de análise e obter alguns resultados preliminares que, atrelados a estudos empíricos, gerou um maior aprofundamento da temática num nível teórico, sobre as aprendizagens, e metodológico, relacionado a como construir a pesquisa da tese. No piloto foram identificados e observados dois fóruns o UOL (Vale Tudo UOL, tópico “Mostre sua refeição diária”) e site HardMOB (Áudio, Vídeo & TV, tópico “Clube da Pioneer MRX – 3”). A metodologia se baseou nos princípios da etnografia do ciberespaço (RIFFIOTIS, 2010; 2016), e na prática da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009), que abrange a realização da observação de campo e coleta de materiais, a fim de documentar as trocas a partir da observação geral do fórum. Com base nos dados coletados e analisados, emergiu do campo a categoria interação que foi ampliada nas seguintes subcategorias de análise: Interação Discursiva/Questionadora (ID); Interação Reativa (IR); Interação Dialógica (IDIA); Interação Argumentativa (IA) e Interação Impositiva/Imperativa (II) e por fim, Interação multimodal (IM). Estas categorias identificadas nos fóruns analisados são apresentadas e detalhadas a fim de indicar a natureza e a complexidade das práticas ciberculturais constituídas nesses espaços interativos da internet.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.