GÊNEROS TEXTUAIS E ALFABETIZAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA EM CONTEXTOS DE INTERAÇÃO SÓCIO-DISCURSIVA

Autores

  • Larissa Naiara Souza de Almeida
  • Elaine Vieira de Almeida
  • Messias Holanda Dieb

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a ressignificação do uso e da produção da escrita de diversos gêneros textuais por crianças em processo de alfabetização. A importância dada à aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita pode ser compreendida em razão da complexidade das ações humanas desenvolvidas ao longo da história da nossa civilização, pois, as transformações sociais instauradas pelo homem demandaram saber ler e escrever para responder nossas necessidades comunicativas, bem como, para fazer com que pudéssemos ascender economicamente e, principalmente, para que nos situássemos como sujeitos sócio-históricos capazes de exercer democraticamente nossa cidadania a partir de um olhar crítico sobre a nossa realidade, o que só seria possível mediante a prática da leitura e da escrita em uma perspectiva sócio-discursiva em detrimento a um viés mecanicista de uso da linguagem. Para fundamentar nossa pesquisa, elegemos como arcabouço teórico os estudos de Soares (1998, 2019), Kleiman (2009), Marcuschi (2002), Chartier, Clesse e Hébrard (1996), Base Nacional Comum Curricular (2017) e Bazerman (2011). Metodologicamente, nossos dados foram construídos com base em observações focalizadas em duas turmas de segundo ano do Ensino Fundamental I, pertencentes a uma escola pública da rede de ensino de Fortaleza. Por meio das observações, que perduraram pelos meses de agosto até setembro, acompanhamos o desenvolvimento de sequências didáticas que tinham como propósito trabalhar com a escrita de forma contextualizada a partir de gêneros textuais. Com base nos dados, constatamos que, a escrita foi apresentada para as crianças dentro de uma proposta significativa de uso, enquanto evento de letramento, que teve como mote as próprias necessidades das crianças em interagirem com a língua escrita. Essas necessidades culminaram no desenvolvimento de um projeto que teve como cenário a organização de uma sessão de cinema, que envolveu a elaboração de uma série de gêneros textuais

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação