HERE COMES A THOUGHT: A DESCONSTRUÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE NA SÉRIE DE ANIMAÇÃO INFANTIL STEVEN UNIVERSE ATRAVÉS DAS PERSONAGENS GARNET E STEVONNIE

Autores

  • Mariana Pitombeira Lage
  • Henrique Codato

Resumo

Na sociedade ocidental, as vivências de gênero, sexo e sexualidade têm sido consideradas como algo exclusivo do mundo adulto, como se não atravessassem também o mundo infantil. Para Rebecca Sugar, criadora da série de animação infantil Steven Universe, há um padrão de heteronormatividade imposto a todas as crianças, sendo negado, àquelas que fogem dos padrões binários, o contato com o amor romântico (Sugar, 2018). Nesse sentido, a referida série foi pensada para contemplar também o público infantil fora da heteronormatividade. Este trabalho se propõe a pensar de que modo Steven Universe desconstrói binarismos normativos de gênero, sexo e sexualidade. Para isso, é feita uma análise fílmica poética (Manuela Penafria, 2009) da série focando na construção das personagens Garnet e Stevonnie. Na série, personagens alienígenas (chamadas gems) têm o poder de transformar seus corpos de acordo com suas vontades, podendo até mesmo se fundir com outros corpos. Tal fusão, originalmente destinado a ser utilizado apenas em modo de batalha, é subvertido por Garnet e Stevonnie, cujas fusões se destacam por uma intenção de relacionamento, seja ele amoroso ou fraternal. Dialogando com os conceitos de gênero, sexo, queer e contrassexualidade, a partir de autores como Judith Butler, Paul B. Preciado, Guacira Lopes Louro e Teresa de Lauretis, é possível refletir o ato de fusão em Steven Universe como performances que buscam desconstruir os binarismos produzidos pelo discurso heteronormativos dominante de gênero, sexo e sexualidade da sociedade ocidental. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC (PPGCom UFC), e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação