INTERFACE ENTRE OS ESTUDOS DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA E A HISTÓRIA DAS MULHERES

Autores

  • Maria Helena Rodrigues Campelo
  • Ana Kelly Cavalcante Menezes
  • Patricia Helena Carvalho Holanda

Resumo

O presente trabalho constitui um ensaio teórico sobre: Interfaces entre os estudos sobre a História da Infância para a História das Mulheres: a realidade das famílias brasileiras. O objetivo do estudo é identificar as interfaces entre os estudos sobre a infância e sobre a história das mulheres e os impactos para as famílias brasileiras. O estudo constitui um processo de elaboração e questionamentos advindos do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade federal do Ceará – UFC, Linha História e Educação Comparada. As reflexões são resultados das disciplinas acadêmicas sobre infância, mulheres e famílias, buscando-se dialogar e conectar interações sobre a histórias das referidas categorias. A perspectiva de estudo da articulação teórica entre a história da infância e a história das mulheres tem por objetivo compreender como mulheres e crianças foram apresentados como sujeitos históricos de pesquisas e retratados por séculos. Falar sobre a realidade da infância no Brasil implica situar a história das famílias brasileiras.O fio articulador desses conceitos refere-se a perspectiva histórica de buscar interfaces entre os temas no Brasil, desde a Colônia à atualidade, a partir da relação entre a infância e as mulheres nas famílias. Como resultados aponta-se a vinculação e reflexo na constituição das famílias brasileiras, a partir das mulheres e crianças, uma história de invisibilidade, que demanda um reconhecimento das relações cotidianas na constituição das famílias brasileiras. Para além de um encerramento, esse estudo incita novas aproximações sobre as temáticas. O percurso metodológico desenvolvido foi pesquisa bibliográfica, a partir da referência histórica sobre os temas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação