JUNTAR PARA CONSTRUIR: O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA ELABORAÇÃO DA EMENTA DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DIDÁTICO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
A universidade é um lugar onde as experiências e relações acontecem de forma rica e complexa, proporcionando relações diversas com os saberes, os docentes e colegas que permitem a todos ao longo de sua caminhada, reconstruir e perfazer à sua volta os acontecimentos e sentidos mais importantes. O objetivo deste trabalho foi apresentar um relato sobre a experiência na disciplina de Estágio de Docência, do curso de Mestrado em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará. O referido estágio foi realizado na disciplina de Laboratório Didático III - Licenciatura do curso de Licenciatura em Educação Física. A metodologia utilizada consistiu na perspectiva etnográfica, com a realização de observação das aulas, organização de relatórios sistemáticos e análise de questionário avaliativo da disciplina. A proposta da disciplina foi utilizar o planejamento participativo para construir a partir da ementa, as temárica da mesma e só a partir daí começar a disciplina propriamente dita. Há indícios na análise dos achados, que sinalizam que há um interesse maior por parte dos alunos no campo de ensino e aprendizagem quando eles conseguem se identificar como sujeitos construtores daquele processo. As narrativas das experiências vividas na disciplina pelos alunos foram colhidas a partir de um questionário de avaliação da disciplina bem como de autoavaliação, e se constituiu como uma possibilidade interessante de compreender as pessoas, suas escolhas e posições como sujeito aprendente. Concluímos que há presença de elementos no planejamento participativo que funcionam como ferramenta mobilizadora dos alunos podendo contribuir para valorizar as narrativas, conteúdos e vivências abordadas na disciplina, além de contribuírem para a construção de diálogos acerca do tema e que podem transformar e resignificar o aprendizado na perspectiva do processo ensino e aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.