JUNTAR PARA CONSTRUIR: O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA ELABORAÇÃO DA EMENTA DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DIDÁTICO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Otoniel Carneiro Fernandes
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

A universidade é um lugar onde as experiências e relações acontecem de forma rica e complexa, proporcionando relações diversas com os saberes, os docentes e colegas que permitem a todos ao longo de sua caminhada, reconstruir e perfazer à sua volta os acontecimentos e sentidos mais importantes. O objetivo deste trabalho foi apresentar um relato sobre a experiência na disciplina de Estágio de Docência, do curso de Mestrado em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará. O referido estágio foi realizado na disciplina de Laboratório Didático III - Licenciatura do curso de Licenciatura em Educação Física. A metodologia utilizada consistiu na perspectiva etnográfica, com a realização de observação das aulas, organização de relatórios sistemáticos e análise de questionário avaliativo da disciplina. A proposta da disciplina foi utilizar o planejamento participativo para construir a partir da ementa, as temárica da mesma e só a partir daí começar a disciplina propriamente dita. Há indícios na análise dos achados, que sinalizam que há um interesse maior por parte dos alunos no campo de ensino e aprendizagem quando eles conseguem se identificar como sujeitos construtores daquele processo. As narrativas das experiências vividas na disciplina pelos alunos foram colhidas a partir de um questionário de avaliação da disciplina bem como de autoavaliação, e se constituiu como uma possibilidade interessante de compreender as pessoas, suas escolhas e posições como sujeito aprendente. Concluímos que há presença de elementos no planejamento participativo que funcionam como ferramenta mobilizadora dos alunos podendo contribuir para valorizar as narrativas, conteúdos e vivências abordadas na disciplina, além de contribuírem para a construção de diálogos acerca do tema e que podem transformar e resignificar o aprendizado na perspectiva do processo ensino e aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação