MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES TEÓRICAS ENTRE A SEQUÊNCIA FEDATHI, O SÓCIO – INTERACIONISMO E A TEORIA DA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA
Resumo
A Mediação em diferentes contextos de aprendizagem é uma ferramenta relevante do trabalho docente. Esta é uma matriz de aproximação entre teorias que valorizam o envolvimento de outras pessoas no desenvolvimento dos sujeitos. O presente estudo objetiva analisar as interfaces do conceito de Mediação nas teorias Sequência Fedathi - SF (BORGES NETO), Sócio-Interacionista (VYGOTSKY,) e da Experiência da Aprendizagem Mediada (FEUERSTEIN). Esta investigação faz parte do referencial teórico da pesquisa de doutorado intitulada: Sequência Fedathi e Mediação Pedagógica Hospitalar: contributos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de crianças com Mielomeningocele. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa no referencial teórico dos autores publicados em livros e artigos. A partir da palavra – chave mediação, buscamos realizar uma contextualização e apresentação deste conceito pelos autores. Posteriormente analisamos as aproximações teóricas e discutimos como estas contribuem na fundamentaçãonda SF. Como resultados observamos que estas teorias se diferem e aproximam pela sua construção histórica e epistêmica, como por exemplo, a teoria sócio-interacionista não apresenta uma definição de fases para o processo de construção do conhecimento ou de ensino-aprendizagem, como observamos na SF. Já a teoria de Feuerstein enaltece a necessidade da mediação humana de um indivíduo mais capaz para a aprendizagem e que está em consonância com as ideias da SF, vivenciadas em uma imersão na prática docente. A SF se apresenta como espaço metodológico de mediação pedagógica, sendo o aluno sujeito ativo de seu aprendizado, auxiliado pela ação intencional do professor. Concluímos a relevância da sistematização teórica que alicerça a Mediação Pedagógica em lócus escolares e não escolares, como imprescindível na construção do conhecimento e da aprendizagem dos alunos, vislumbrando possibilidades para a melhoria da prática docente em diferentes contextos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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