METODOLOGIA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) APLICADA NA PESQUISA SOBRE A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM O AMBIENTE URBANO
Resumo
A fase da infância é a responsável por estruturar as bases psicológicas, cognitivas, sensoriais, intelectuais e motoras para toda a vida. Nesses processos, experimentar o espaço com o corpo é uma das principais formas de reconhecimento do mundo e, apesar de não seguirem a lógica pragmática de se comunicar típica da fase adulta, as crianças possuem um forte potencial de se expressar que precisa ser ouvido de forma mais íntegra possível, com a possibilidade de colaborar com planejamentos urbanos e com a construção da imagem da cidade. Sendo este o tema de dissertação a ser desenvolvido pela autora, foi escolhida a metodologia de revisão sistemática da literatura (RSL) para compreensão A partir disso, o trabalho objetiva apresentar os critérios utilizados na delimitação do universo explorado, assim como as palavras-chaves e suas respectivas combinações, os recortes espacial/temporal, os bancos de dados utilizados e os tipos de publicação. As palavras chave associadas aos operadores booleanos, geraram pesquisa nos bancos de dados SCOPUS (Elsevier), Web of Science e SciELO.ORGB, quando foram obtidas 4.264 publicações. Numa primeira etapa foram lidos os títulos, resumo e palavras-chave dos 100 primeiros itens de cada busca, selecionando as 17 obras classificadas como as mais relevantes. Por fim, foram escolhidas as quatro principais publicações para realização de uma leitura mais detalhada. A partir da combinação “criança AND cidade” obteve-se o artigo “Criança e a cidade: percepções e rememorações infantis sobre Pelotas (RS)” (2016) tido como muito relevante por explorar a relação de crianças com espaços através de observação participante e entrevista e posteriormente reformulando a metodologia para uma proposta mais interativa. O artigo destacado apresentou-se importante para o mestrado da autora. A partir dessa exploração foi possível concluir que a aplicação da RSL apresentou-se como uma metodologia eficiente,enriquecendo a pesquisa em andamento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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