METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autores

  • Ana Carolina Silva Torres
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

O presente estudo investiga o processo ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio de uma escola em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. Buscou-se compreender melhor metodologias ativas de ensino de Sociologia que facilitem, priorizem ou colaborem para uma aprendizagem significativa. Nesse momento de pesquisa, reflete-se acerca da realização do método de aula denominado “Sala de aula invertida”, que se fundamenta em “inverter” o processo de aprendizagem, fazendo com que os alunos pesquisem e estudem antes das aulas, chegando a elas já com as informações dos materiais didáticos, ao contrário do que tradicionalmente se realiza. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que consiste em produzir conhecimento para um uso mais efetivo, promovendo autorreflexão e transformação acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. A sala de aula invertida foi realizada utilizando como aparato metodológico a pesquisa sociológica, e o auxílio de vídeos do youtube e textos complementares do livro didático; e foi operacionalizada a partir da mediação, por parte da professora, enviando materiais de leitura e vídeos necessários à pesquisa. Ao entrar em contato com o fenômeno social, a partir de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas por eles mesmos, os estudantes foram capazes de compreender melhor conceitos sociológicos presentes no programa curricular, bem como se colocaram como agentes ativos do seu próprio conhecimento, que é o que se propõe as metodologias ativas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação