MODELAGEM MATEMÁTICA E SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Adriana Ferreira MendonÇa
  • Maria Juraci Maia Cavalcante

Resumo

Este texto apresenta parte inicial da pesquisa de doutorado desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), inserido no eixo Novas Tecnologias e Educação a Distância, na qual buscamos responder ao seguinte questionamento: como o desenvolvimento de atividades de Modelagem, com suporte na Sequência Fedathi e em softwares educacionais, podem subsidiar a prática docente, no Estado do Ceará, sem comprometer a efetivação do currículo e eliminando as possíveis tensões na implementação dessa estratégia? A parte inicial da pesquisa correspondeu a dois pontos: primeiro, uma revisão bibliográfica acerca da Modelagem Matemática na formação docente no estado do Ceará, na qual identificamos a ausência de pesquisa sobre esta temática – a maior parte dos estudos se desenvolvem nas regiões Sul e Sudeste do país. Segundo, mediante os resultados da pesquisa bibliográfica e de nossa perspectiva de formação docente, a elaboração de um plano de formação que agregue os elementos principais de nossa pesquisa (Modelagem, Sequência Fedathi, uso de softwares). Neste plano, que não se propõe fixo, pretendemos orientar a prática docente para o uso desses elementos relacionados ao currículo escolar que, geralmente, condiciona as ações do professor e limita o emprego de metodologias. Pretendemos, seguindo nosso cronograma e a partir da estruturação destas ações, desenvolver a formação numa escola da educação básica no primeiro semestre de 2020. A aplicação constará de momento teóricos e práticos no acompanhamento dos professores participantes da pesquisa. O uso do software será de livre escolha, já que está opção não descaracteriza o uso da Modelagem ou da proposta Fedathi. Esperamos contribuir para a formação e reflexão das ações dos sujeitos na inserção de novas metodologias sem comprometer o currículo, mas auxiliando e cooperando no seu emprego, nos espaços escolares.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação