MODOS DE INTERAÇÃO DIGITAL: A CONSTRUÇÃO REFERENCIAL EM WEBNOTÍCIAS

Autores

  • Isabel Muniz Lima
  • Monica Magalhaes Cavalcante

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de reconsiderar a noção de interação e de contínuo fala/escrita, a fim de analisar a influência dos diferentes modos de interação digital sobre a construção referencial em gêneros da webnotícia. Para cumprir esse objetivo, convocamos Kerbrat-Orecchioni (1990; 2004), Marcuschi (2010), Bonini (2004, 2011), Koch (2012), Custódio Filho (2011), Lima (2013), Cavalcante e Brito (2016) e Matos (2018). Nessa investigação, sob o escopo da Linguística Textual, demonstraremos as diferentes etapas da construção referencial, a partir das funções de apresentação e recategorização anafórica por confirmação, por desconfirmação e por acréscimo. Nosso corpus será composto por notícias e comentários de doze webnotícias publicadas no Instagram, na página do Facebook e no Twitter do jornal O Povo. Dada a diversificada configuração dos modos de interação possíveis atualmente, é preciso ampliar o contínuo fala/escrita proposto em Marcuschi (2010) de modo a contemplar os gêneros das mídias digitais. Supomos que o contínuo pode ser reformulado levando em consideração, além dos modos de enunciação oral e escrita e do grau de formalidade, fatores, como os modos de enunciação imagética, sonora e gestual, o grau de sincronicidade, os papéis sociais, a gestão de vozes e o tipo de mídia. Tendo em vista a ampliação das noções de interação e do contínuo fala/escrita, acreditamos que é possível acomodar os novos gêneros das mídias digitais e propor que os objetos de discurso são (re)elaborados levando em consideração os diferentes recursos possibilitados pelos modos de interação praticados nos gêneros do hipergênero webnotícia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação