MONUMENTALIDADE MÍTICA E IMAGENS URBANAS: A COLONIZAÇÃO DA PAISAGEM NA CIDADE DE RECIFE/PE

Autores

  • Marcos da Silva Rocha
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira

Resumo

Esta pesquisa investiga o uso político-simbólico de imagens monumentais que compõem paisagens urbanas na cidade de Recife/PE. Partimos do pressuposto de que a colonização ibérica na América Latina foi um processo de dominação espacial com desdobramentos também imagéticos, isto é, a utilização de imagens, ícones, totens, símbolos, entre outros elementos semióticos são lidas aqui como engrenagens dos mecanismos na perpetuação do poder hegemônico através da paisagem. No âmbito teórico-metodológico, busca-se analisar a geopolítica da visibilidade (MONNET, 2006) presente nas relações entre sujeitos, paisagens e projetos de poder. Para tal, utilizamo-nos da teoria dos Vetores Simbólicos (OLIVEIRA, 2011; 2016) acoplada à discussão de marcas e traços espaciais (VESCHAMBRE, 2008) e dos usos políticos da paisagem (BESSE. 2014). Chamamos de monumentalidade mítica, a escritura geoestratégica de imagens urbanas (obeliscos, torres, bustos, estátuas, fortes etc.). Portanto, as marcas da colonização ibérica demonstram na paisagem da cidade investigada, as diversas formas de simbolismo religioso, civismo político e patriotismo heroico como dimensões geográficas e estratégicas na construção de narrativas, imaginários, discursos, gestão de espaços e projetos de nação por empreendedores imagéticos. Metodologicamente, os trabalhos de campo são peças fundamentais na investigação. Portanto, a paisagem de Recife nos apresenta formas de dominação espacial que passam pela verticalidade dos grandes monumentos e pela horizontalidade de seus rios navegáveis na composição da tessitura urbana, cultural e política estabelecida na mesma. Geo-historicamente, esta cidade foi uma área de disputa colonial. Na contemporaneidade podemos perceber uma narrativa espaço-temporal seletiva através da monumentalidade mítica presente na paisagem urbana demonstrando que a colonização também é paisagística e visual. (AGRADECIMENTOS à CAPES pela concessão de bolsa durante realização desta pesquisa).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação