MÍDIA-EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS NA PRÁTICA

Autores

  • Thaiane Firmino da Silva
  • Maria Erica de Oliveira Lima

Resumo

Desenvolvida no Colégio Estadual Liceu do Ceará (CELC), em Fortaleza (CE), a investigação apresentada foi executada à luz da mídia-educação, sob a perspectiva do Princípio Responsabilidade, e considerou a portabilidade crescente como fator preponderante para trazer à tona a necessidade de efetivação da educação para as mídias, com as mídias, sobre as mídias e pelas mídias. A partir do pressuposto de que é fundamental a abordagem das questões ambientais, foi possível verificar a necessidade de que essa temática esteja presente no cotidiano escolar através de práticas que evidenciam a mídia como recurso potencial. Considerando o exposto, e tendo como principal propósito a utilização do podcast como ferramenta para o despertamento da conscientização ambiental, foram utilizados os seguintes objetivos norteadores para o desenvolvimento desta pesquisa: investigar o uso da tecnologia móvel em ambiente escolar por parte de estudantes do 2º ano do ensino médio; verificar como se desenvolve a educação ambiental no âmbito do 2º ano do ensino médio na Instituição; desenvolver processo prático de aproximação da educação ambiental com a mídia-educação, sob a ótica da responsabilidade; e incentivar a associação entre conteúdo ambiental e produções de áudio, através da ferramenta de mídia podcast. Firmado nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação, o estudo é uma abordagem qualitativa e configura-se como uma investigação social em base empírica. O desenvolvimento do mesmo apontou que práticas satisfatórias na relação do indivíduo com o meio ambiente dependem de acesso à informação e do senso de responsabilidade. Deixou evidente também que a educação ambiental precisa se afastar de abordagens obsoletas e estáticas e se aproximar das questões atuais, apontando soluções práticas para problemáticas presentes no dia a dia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação