MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA MUSICAL PARA O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Sarita Cristina Saito
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

O presente trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/UFC), apresenta as etapas de diagnóstico e elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, que tem como objeto de estudo a música como recurso didático no ensino de Sociologia. O campo de ação compreende uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) localizada no bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza-CE e, neste contexto, as práticas da disciplina eletiva de Música. Partindo da discussão de que a música é um recurso didático capaz de superar as dificuldades da linguagem sociológica na introdução e no reforço de conceitos e temas sociológicos (MORAES; GUIMARÃES, 2010), constituindo um bem cultural com o qual as juventudes se identificam (ARROYO, 2010; LIMA FILHO, 2010), questionamos como esse recurso pode ser explorado a partir de seus significados inerentes e delineados (GREEN, 1996), não se limitando à abordagem discursiva da canção popular. Objetivamos investigar como as práticas musicais contribuem para o raciocínio sociológico, nos exercícios do estranhamento, da desnaturalização, da reflexividade e da imaginação, os quais são compartilhados pela ciência e pela arte na perspectiva do raciocínio perceptual (PLAZA, 2003). A metodologia se estrutura em duas etapas, primeiramente pela abordagem descritiva do campo, com delineamento etnográfico (BAUER; GASKELL, 2002), apoiada em etnométodos de observação participante e entrevista (COULON, 1995). A intervenção será realizada através de uma sequência didática, elaborada a partir dos jogos dialogais de H-J. Koellreutter, cujas abordagens de ensino musical pré-figurativo e funcional (KATER, 2018; BRITO, 2001) dialogam com as orientações da pesquisa. Os resultados parciais apontam para a integração entre o ensino de sociologia e a educação musical, contribuindo para uma abordagem crítica, funcional e criativa da música como recurso didático da Sociologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação