NOTAS PARA UMA REFLEXÃO: MERITOCRACIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE
Resumo
Tem sido possível observar no interior dos espaços físicos das escolas públicas cearenses um discurso baseado no mérito individual como meio para atender as expectativas do que é considerado ser um aluno de excelência. Tal discurso é evidenciado por meio de frases de efeitos expostas nos muros das escolas, bem em seus murais e flanelógrafos no interior do espaço escolar. Tendo-se esta realidade em vista, objetiva-se apresentar uma discussão preliminar dos resultados obtidos de uma oficina em contexto de sala de aula, aplicada durante aulas de Sociologia, numa escola pública cearense no segundo semestre letivo de 2019. A oficina envolveu cento e vinte oito estudantes das três séries do ensino médio, na qual buscou-se compreender como estes estudantes percebem e incorporam o discurso do mérito individual e escolar, discutidos por Bourdieu (1967) e Bernstein (1971,1980). Para tal finalidade, fez-se uso de dois cartões: um contendo texto temático sobre mérito na sociedade e na escola seguido de cinco perguntas com três opções na estrutura de alternativas do tipo: sim, talvez e não; para cada pergunta. Outro cartão envolvendo uma situação problema de mérito escolar, com a mesma estrutura de perguntas e respostas apresentadas no primeiro cartão. A oficina considerou respostas apresentadas em grupo com até sete estudantes, e ocorreu na sala de aula e em situação de entrevista. A análise das respostas aponta para uma crença por parte dos estudantes acerca do discurso da meritocracia escolar. A oficina permite concluir, ao menos em parte, a necessidade de aulas de Sociologia que, ao abordarem o tema das desigualdades sociais, inclua também outras desigualdades, como a escolar. Uma via metodológica para isso seria pensar novos experimentos metodológicos e a via analítica abordaria a discussão da meritocracia individual.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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