NOÇÕES DE AUTORIA: INCURSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Resumo
O presente trabalho de pesquisa emerge do nosso interesse em analisar, em textos dissertativo-argumentativos produzidos por participantes do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, se há ou não autoria verificada ou facilitada na ocorrência de uma citação, referência ou mesmo no trato da paráfrase. Para uma conceituação de autoria, apoiamo-nos nos postulados de Bakhtin (2007), a partir da conceituação de gêneros e da noção de enunciação, bem como nas contribuições mais recentes de Possenti (2009) para o entendimento da autoria no plano da língua, envolvendo aspectos de ordem discursiva e situacional, como as condições de produção e intencionalidades da produção escrita. Apoiados nesses pressupostos, pretendemos verificar as marcas de autoria, vislumbrando as ocorrências intertextuais por citação e referência, bem como a paráfrase, pois, partindo do pressuposto de que nessas ocorrências há gradações que merecem discussão e melhor atenção teórico-metodológica, porquanto ao se tomar vozes de outros a consciência autoral se modifica, pois há imbricamento de vozes de autores de pensamentos diversos, inclusive. A metodologia deste trabalho consiste na investigação sistemática de sete redações nota mil publicadas no Caderno do Participante de 2018, cujo tema proposto para a produção textual foi a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Nesse sentido, procuramos vislumbrar novas perspectivas para o estudo da autoria, buscando uma integração propícia e positiva entre vieses linguísticos que se apoiam na Análise do Discurso Francesa e Linguística Textual, com vistas a um melhor entendimento do fenômeno da autoria, bem como fornecer subsídios para o ensino de produção textual. Como resultados percebemos que a noção discursiva e as incursões da Linguística Textual no estudo do fenômeno são fundamentais para a noção de autoria, pois abrangem em dois vieses a estruturação dos sentidos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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