NÃO CONTEM COM O FIM DOS LEITORES: NARRATIVAS BOOKTUBERS PARA MEDIAÇÃO DE LEITURA NO YOUTUBE

Autores

  • Andressa Souza Costa
  • Ines Silvia Vitorino Sampaio

Resumo

Ler, significar, cocriar, narrar: essa sequência roteiriza a prática dos booktubers, um grupo formado sobretudo por jovens que gostam de ler e compartilhar impressões sobre leituras em vídeos postados no YouTube. Em uma cultura de convergência (JENKINS, 2009), eles assumem um novo perfil de leitor, ao reunir, simultaneamente, as condições de produtor e consumidor, ou seja, de prosumer (TOFFLER, 1980), produzindo novas narrativas sobre suas leituras e mantendo uma conduta marcada pelo engajamento. Nesta pesquisa, buscamos compreender como as experiências literárias narradas em vídeos do YouTube atuam para mediar leituras em um ambiente online, em particular com os jovens. Para isso, escolhemos analisar o canal da booktuber Pam Gonçalves, uma das mais antigas, ativas e populares produtoras da comunidade, cujos conteúdos dialogam especialmente com o público juvenil. Para fundamentar nossas reflexões, resgataremos a história das práticas de leitura e dos diferentes tipos de leitor, bem como das relações travadas com as tecnologias disponíveis a cada época (CAVALLO E CHARTIER, 1997; CHARTIER, 1998). Com isso, questionaremos a natureza das rupturas e das continuidades presentes nos modos de ler do leitor investigado pela pesquisa, o leitor produtor e consumidor de conteúdo. Discutiremos o espaço no qual os booktubers se inserem e a produção de conteúdo literário por leitores não-especializados na internet, dos blogs aos canais. No contexto da cultura da convergência (JENKINS, 2009) e da ascensão da influência de prosumers, buscamos problematizar a mediação de leitura em ambientes como o YouTube, misto de rede social, plataforma de compartilhamento e modelo de negócio (BURGESS E GREEN, 2009, JENKINS, 2014; SHIRKY, 2011). Metodologicamente, optamos pela análise pragmática da narrativa (MOTTA, 2013), proposta que se debruça sobre três eixos principais nas narrativas: linguagem, conteúdo e temas de fundo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação