O CONTEÚDO CURRICULAR DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS PLANOS DE AULAS DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA

Autores

  • Josenira Unias Ribeiro
  • Antonia Milena Elmiro Furtado Cid
  • Fernanda de Lemos Rocha
  • Iara Danielle Ferreira Bandeira
  • Newton Malveira Freire
  • Mariana Mont Alverne Barreto Lima

Resumo

Esta pesquisa vem sendo desenvolvida com o objetivo de identificar e compreender o currículo de Sociologia nas escolas de ensino médio da rede pública estadual do Ceará. Desta forma, destacamos que desde a Lei Federal nº 11.684, de 02 de junho de 2008, já se passaram onze anos no qual a Sociologia passou a compor obrigatoriamente os currículos do Ensino Médio, entretanto vem enfrentando diversas modificações, sendo elas: as instituições promovem a formação dos professores em Licenciatura e propõem metodologias para o ensino constantemente; a inclusão dos livros didáticos no Programa Nacional do Livro Didático; bem como o crescente número de estudos e produções científicas sobre a disciplina. No entanto, devido às constantes mudanças que ocorreram na legislação educacional brasileira, não existe ainda uma estrutura de currículo da disciplina nas escolas. Tendo como alguns de nossos referenciais os autores que estão analisando a temática ora apresentada, tais como: Anita Handfas, Ileizi Fiorelli, Flávio Sarandy e Simone Meucci. Sendo assim, nosso trabalho vem analisando os planos de aula dos professores de Sociologia e mapeando os conteúdos que são escolhidos para as três séries do Ensino Médio. Com uma pesquisa documental e bibliográfica reunimos informações de legislação, artigos e autores que orientaram nosso percurso metodológico. Ademais, selecionamos três escolas com modalidades distintas - regular, integral e profissional - existente na Superintendência Estadual de Fortaleza/Ceará (SEFOR 3) para identificar os conteúdos sociológicos, temas escolhidos, livros didáticos e metodologias utilizadas na elaboração dos planos de aula, pois em análise inicial das pesquisas nos planos de aulas de três professores foi possível identificar diferenças significativas no conteúdo curricular do Ensino Médio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação