O DESEMPENHO FINANCEIRO AFETA A DIVULGAÇÃO AMBIENTAL? NOVAS EVIDÊNCIAS DO BRASIL E DA HOLANDA

Autores

  • Alan Bandeira Pinheiro
  • Eva Valeria Maia Lameu
  • Thicia Stela Lima Sampaio
  • Sandra Maria dos Santos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o impacto das vendas, lucros, ativos, valor de mercado, idade da firma e número de funcionários na divulgação ambiental. A pesquisa analisou 19 empresas brasileiras e 22 empresas holandesas presentes no ranking da Forbes (2015), durante os anos de 2015, 2016 e 2017. A variável dependente foi medida através de 30 indicadores ambientais da GRI. As variáveis independentes foram as características das firmas, como desempenho financeiro, idade e tamanho. Para obter os resultados foram utilizados: estatística descritiva e inferencial, testes de normalidade, correlação de Pearson e regressão hierárquica. Os dados apontaram que as empresas brasileiras são mais transparentes do que as empresas holandesas em suas divulgações ambientais. Os resultados apontaram que existe uma relação positiva entre vendas, valor de mercado, tamanho e idade da firma e a divulgação ambiental. Em contrapartida, os dados mostraram que existe uma relação negativa entre lucros e ativos e a divulgação ambiental. Diante disso, espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar gestores estratégicos e investidores no processo de tomada de decisão. Conclui-se que o desempenho financeiro das firmas brasileiras e holandesas pode afetar a divulgação ambiental. Por fim, sugere-se que pesquisas vindouras possam analisar fatores macroeconômicos, como o sistema legal e cultural destes país, para acrescentar uma abordagem institucional e compreender melhor as práticas de divulgação ambiental do Brasil e da Holanda.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação