“O ECHO DO CEARÁ”: A PROJEÇÃO DO MOVIMENTO ABOLICIONISTA DO CEARÁ NO TEATRO DO JORNALISMO (1880-1888)

Autores

  • Francisco Paulo de Oliveira Mesquita
  • Tyrone Apollo Pontes CÂndido

Resumo

Este estudo visa analisar como foi construída uma opinião pública na imprensa brasileira sobre o movimento abolicionista cearense que permitiu a projeção da representação do Ceará como vanguarda do abolicionismo no Império. No final do século XIX, durante a campanha abolicionista, a imprensa ocupou lugar de destaque na luta contra a escravidão no Brasil. No Ceará, o jornal Libertador concorreu não só para a discussão do abolicionismo nessa província, como para a projeção do Ceará como vanguarda da liberdade. Nessa batalha entre abolicionistas e escravistas para a construção da legitima representação do mundo social no teatro do jornalismo, as notícias do abolicionismo no Ceará alimentaram não só as disputas nessa arena, como as representações da propaganda do Ceará. A partir da metodologia da análise dialógica dos discursos divulgados pelo jornal Libertador e periódicos de época das principais províncias do Brasil acerca da repercussão do abolicionismo cearense cotejados com discursos e livros dos agentes contemporâneos ao movimento abolicionista entre 1880 e 1888, a pesquisa de Mestrado em andamento constatou que a associação dos abolicionistas do Ceará na imprensa permitiu a configuração de uma opinião pública que possibilitou não só a difusão dos principais acontecimentos da campanha abolicionista do Ceará (fechamento do porto de Fortaleza, abolição em Acarape, libertação de Fortaleza, a lei 2034 e o 25 de março de 1884) no Brasil, como também, permitiu que o jornal Libertador acompanhasse como esses acontecimentos agiram sobre a opinião pública e a maneira como ela influía sobre os acontecimentos. O jornal fazia eco das notícias (a favor ou contra) sobre o Ceará nas suas páginas para fomentar a projeção dessa província como vanguarda do abolicionismo. Logo, esta pesquisa tem mostrado a profícua relação entre História e imprensa para a reflexão sobre a produção e a difusão das ideias no Brasil Oitocentista. Agradece-se à CAPES pelo financiamento desta pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação