O ENSINO DE ANÁLISE REAL SOB AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA SEQUÊNCIA FEDATHI E DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Fernanda Maria Almeida do Carmo
  • Hermínio Borges Neto
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

As discussões em torno da formação de professores de Matemática apontam que a maioria dos estudantes enfrenta dificuldade em disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Matemática. Em especial, a disciplina de Análise Real é encarada com temor pelos estudantes por ser baseada em princípios axiomáticos e sistemáticos. Nessa perspectiva, seu ensinar não é uma tarefa fácil, uma vez que cabe ao professor inserir o aluno na cultura da discussão típica de matemático profissional. No entanto, corroborando com esse ponto de vista, destacamos a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF), que tem o intuito de tornar o aluno um investigador, através do método científico aplicado a situações de ensino. No caso, para que ele siga os passos de um matemático pesquisando. Dessa forma, iniciando-se em nossa pesquisa de mestrado, teve-se como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca do ensino de Análise Real por meio da metodologia de ensino Sequência Fedathi, considerando as abordagens teóricas do Pensamento Matemático Avançado (PMA) de D. Tall. A revisão de literatura tem a finalidade de sistematizar as informações acerca dos trabalhos científicos que relacionem “Sequência Fedathi”, “Análise Real” e “Pensamento Matemático Avançado”. Utilizando esses termos para a busca nas bases de dados, identificou-se uma escassez de pesquisas com esse tema, uma vez que se detectaram apenas quatro trabalhos relacionados e nenhum deles atuavam nos conteúdos de Análise Real como, também, não tratavam diretamente das relações entre a abordagem teórica da SF e do PMA. Ainda, através deles constatou-se a necessidade de estudos que investiguem como a SF influencia no desenvolvimento do PMA do discente, inclusive, enunciado como perspectiva de pesquisas futuras em um desses trabalhos. Conclui-se que há uma escassez de trabalho e a proposta de mestrado que será desenvolvida no decorrer dos próximos anos supre lacunas deixadas por trabalhos já realizados, de forma original.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação