O LABORATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ALGUMAS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS COM BASE NA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO METODOLOGIA DE PESQUISA

Autores

  • Joelma Nogueira dos Santos
  • Coorientadora Professora Doutora Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
  • Cpf: 283247573-68
  • Celular:
  • E-Mail: Acmpinheiro@gmailcom
  • Herminio Borges Neto

Resumo

Dentre as discussões significativas que permeiam a formação inicial do professor de Matemática estão os aspectos didático-pedagógicos. Os questionamentos sobre o que e como ensinar iniciou-se no final do século XIX com o matemático Félix Klein e até os dias atuais são investigados no intuito de subsidiar a ação docente. A partir dessa reflexão, entende-se que o laboratório de Matemática e Ensino (LME) surge nessa pesquisa como uma concepção que pode auxiliar o futuro professor ainda em sua formação inicial. Logo, refletir sobre o ensino é a base do trabalho de pesquisa de doutorado no qual busca-se uma relação direta entre o fazer e o pensar matemático. O objetivo desse estudo é propor um modelo de uso do laboratório de Matemática e Ensino para a formação inicial do professor de Matemática com base na Sequência Fedathi. Especificamente, o estudo propõe: identificar aspectos históricos, epistemológicos e metodológicos do ensino de matemática e do Laboratório de Matemática e Ensino; compreender aspectos didáticos e metodológicos do Laboratório de Matemática e Ensino e sua relação com a possibilidade de trabalho, dificuldades e desafios inerentes à formação inicial do professor de Matemática; descrever orientações metodológicas para o uso de Laboratório de Matemática e Ensino como suporte à formação inicial do professor de Matemática. A natureza dessa investigação é qualitativa com a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi. Os resultados parciais apontam uma inserção de novos fundamentos epistemológicos como o aparato e a gambiarra na tríade que auxilia o trabalho docente na condução da aula a partir de duas vivências já realizadas e têm mostrado que é possível estreitar a relação entre o pensar e o fazer matemático, discutindo o ensino ainda na licenciatura e, o laboratório de Matemática e Ensino (LME) aparece nesse contexto como uma possibilidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação