O LEITOR E A LEITURA EM BIBLIOTECAS DIGITAIS

Autores

  • Raquel da Silva Nascimento
  • Lidia Eugenia Cavalcante

Resumo

Observamos as relações entre práticas de leitura que dialogam com as vivências dos leitores, por meio de acervos de bibliotecas digitais. Além de palavras e textos, em seus aspectos materiais, vemos no processo de mediação de leitura a atribuição de sentidos dados pelos leitores à leitura, o qual nascem de múltiplas interpretações e compartilhamentos amparados por dinâmicas de interações entre pessoas, informações e tecnologias e que se desdobram em possibilidades para a geração de novos conhecimentos. Percebendo as tecnologias digitais integradas ao cotidiano, vislumbramos mudanças de espaços em que os sujeitos atuam e se comunicam, assim também refletindo sobre transformações referentes aos suportes de informações e leituras. Baseando-se na problemática: Como se dá a mediação da leitura de obras históricas e culturais em bibliotecas digitais para apropriação da informação pelo leitor?; apresentamos como objetivo geral investigar a mediação de leitura partindo do acesso ao acervo digital "França no Brasil", no que tange ao desenvolvimento de conhecimentos, aprendizagens e valorização do patrimônio documental digital. Tal coleção foi concebida mediante parceria entre as bibliotecas nacionais do Brasil e da França e reúne diversos documentos que retratam a história, relações e influências entre as culturas brasileira e francesa. A fim de melhor compreender como é percebida a leitura em ambientes digitais pelos leitores, fazemos uso de metodologia qualitativa, de caráter descritiva-exploratória, com realização de oficinas discursivas. Nesse cenário, vemos como as bibliotecas digitais se contextualizam no processo de mediação de leitura e apropriação das informações pelos leitores, entrevendo possibilidades de construção de conhecimentos e conscientização da importância da preservação e acesso à documentos digitais. Este resumo foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação