O LUGAR DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLD
Resumo
A importância do estímulo à reflexão e ao senso crítico é função básica de qualquer educador, porém, é sabido que o exercício à desnaturalização e ao estranhamento se torna central no trabalho de professores de Sociologia. Nesta direção, a Sociologia ocupa um lugar privilegiado quando o assunto se refere à reflexão sobre o meio social em que o aluno vive, especialmente dentro da escola, já que essa se torna objeto próprio da ciência que estuda as relações sociais e instituições humanas. Contudo, ao tomar os livros didáticos de Sociologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em todas as suas edições (2012, 2015 e 2018), como um instrumento importante para o ensino das Ciências Sociais, depara-se com um fato interessante: a ausência ou marginalização da temática Educação Escolar e Escola nas páginas dos livros. Diante desta constatação, este trabalho procura alcançar dois objetivos: o primeiro é compreender os mecanismos que levam à definição de um currículo para a Sociologia na Educação Básica que destinam à Escola e à Educação Escolar um caráter nulo ou marginal nos livros didáticos; o segundo seria a elaboração de um material didático de Sociologia sobre Escola e Educação Escolar, um produto que possa estimular e auxiliar o trabalho dos professores da área. Para atingir tais objetivos, procedeu-se à análise dos livros didáticos de Sociologia selecionados pelo PNLD, bem como dos mecanismos que influenciam a definição de um currículo, além do levantamento das contribuições dos principais sociólogos a respeito do papel da escola e da educação escolar na sociedade moderna. Concluiu-se que os livros didáticos de Sociologia selecionados pelo PNLD raramente trazem a discussão sobre educação escolar e escola em seu conteúdo, algo que pode ser explicado pelo jogo de forças de diferentes agentes, que inclue os cursos de licenciatura, os órgãos governamentais executivos, bem como os autores e as editoras responsáveis pela produção do material.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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