O PARADIGMA MORAL NOS COLÉGIOS MILITARES: A IDEALIDADE POSTA E A PRÁTICA NA PÓS-MODERNIDADE
Resumo
O presente artigo pretende lançar luz sobre o processo educativo visto no viés ideológico do Sistema do Colégio Militar do Brasil (SCMB) que, mercê de mudanças conjunturais, estão submetidos a constantes releituras e sofrem multivariadas interpretações tão características do mundo contemporâneo em plena ebulição de conceitos e verdades tidos, até então, como inamovíveis. O objetivo principal é analisar os valores que embasam a proposta pedagógica do SCMB, confrontando-os com a readequação desses valores postos pela pós-modernidade. Desse modo, pretendemos utilizar como parâmetros metodológicos uma pesquisa documental das legislações militares que delineiam os valores institucionais, entrelaçando com a base teórica dos pensadores que se utilizam dessa temática, a fim de evidenciar a íntima ligação com as tradições, costumes e práticas do Exército brasileiro; bem como realizar entrevistas para identificar se o SCMB tem êxito em moldar a coletividade discente aos seus regimes legais e visão de mundo, ou se de outro modo. Como resultado preliminar da pesquisa procuramos lançar luz sobre as grandes estruturas que se contrapõem e estão subjacentes na discussão sobre a visão moralizadora do Sistema Colégio Militar do Brasil e o desafio posto pela pós-modernidade. Trata-se na realidade, de duas visões antagônicas de mundo. A primeira concepção alcançada nos estudos teóricos está alicerçada nos valores postos pela chamada modernidade sólida que remete, remotamente, ao projeto iluminista do predomínio da razão, a aposta no avanço contínuo da ciência, a busca do conhecimento da natureza a fim de submetê-la, a conquista da felicidade através do progresso da ciência e a crença de que a socialização fecunda em valores morais molda o caráter da coletividade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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