O PLANO DE AULA DE SOCIOLOGIA SEGUNDO A PERSPECTIVA DO(A) PROFESSOR(A): TEORIA, IDEOLOGIA E PRÁTICA COTIDIANA

Autores

  • Samuel Pereira QueirÓs
  • Luiz Fabio Silva Paiva

Resumo

O planejamento é fundamental às mais diversas atividades humanas e é o momento em que traçamos estratégias, objetivos e procedimentos metodológicos. O interesse por pesquisar o tema “planejamento” está diretamente ligado a atividade profissional que desempenho, pois sou professor. O nosso interesse, no entanto, foca em um momento específico do longo e complexo processo de ensino e aprendizagem: a elaboração do plano de aula de Sociologia. O processo de elaboração de planos de aula, para o Ensino Médio, exige um diálogo entre a teoria e a prática cotidiana, constando, no plano de aula, os aspectos intelectuais e as experiências pessoais de quem o elabora. Para tanto cabe aqui questionar: o que é um plano de aula? Que significado o docente atribui ao plano de aula? Como relacionar teoria e prática cotidiana garantindo a elaboração de um bom plano de aula? Para o cumprimento da pesquisa, temos como objetivo geral: analisar o processo de elaboração de plano de aula de Sociologia no Ensino Médio, considerando aspectos teóricos, ideológicos e cotidianos. Como objetivos específicos propomos: destacar o caráter político presente no plano de aula de Sociologia e seu comprometimento social; identificar os elementos fundamentais ao plano de aula de Sociologia para o Ensino Médio; desvendar caminhos e procedimentos para e elaboração de planos de aula de Sociologia. A metodologia da pesquisa consistirá na aplicação de questionários com professores(as) da área, objetivando traçar perfis ideais de planos de aula. Como resultado de nosso trabalho proporemos perfis ou estruturas de planos de aula para o Ensino Médio, correspondentes a disciplina de Sociologia. Neste contexto, esta pesquisa desponta como um desafio na busca do desvelamento de processos sociais, tendo como objeto de análise a elaboração de planos de aula de Sociologia no Ensino Médio. A realidade a ser estudada desperta o interesse científico tendo em vista as as relações sociais envoltas e passíveis de análise.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação