O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Ana Paula Rodrigues de Andrade
  • Janiê Lidia Maia Cunha Santos
  • Yuki Meneses Chikush
  • Lorena Cristina de Queiroz Forte
  • Thiago Lima Ribeiro
  • Monalisa Soares Lopes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) como instrumento de intervenção na formação cidadã dos estudantes. O projeto, que teve sua origem nos parâmetros do sistema pedagógico português, foi recontextualizado pela Secretaria da Educação Básica do Ceará em 2008, tendo como alvo o Ensino Médio. O projeto reflete sobre a relevância do papel de todos os professores, revelando a necessidade de um novo olhar sobre o educador enquanto agente de humanização, articulação e liderança escolar. Neste sentido, O PPDT traz a proposta de uma práxis pedagógica pautada na transformação das relações entre os estudantes, a partir de um trabalho voltado para a construção de vivências saudáveis, de novas amizades e de combate às diferentes formas de preconceito e violência. A análise é feita com base em aplicação de questionários com uma turma específica do primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo é justamente refletir sobre o papel de intervenção do Projeto Professor Diretor de Turma. Teoricamente, o estudo tem como referência os seguintes autores: Émile Durkheim (2012) no que se refere a educação moral, Pierre Bourdieu (2007) no que se refere ao capital cultural e Bernard Lahire (1997) sobre o sucesso escolar. A abordagem metodológica configura‐se em qualitativa descritiva, ancorando‐se na análise documental, aplicação e na revisão da literatura.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação