O QUE EXISTE SOBRE O MÉTODO DAS NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UM PANORAMA DOS ANAIS DO XII ENPEC

Autores

  • Rayanne Barroso Silva
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

As pesquisas (Auto) biográficas estão sendo cada vez mais utilizadas na pesquisa em Educação. Assim, surgiu a curiosidade se as Narrativas também estão sendo abordadas com mais frequência no ensino de ciências. O atual trabalho tem como objetivo traçar um panorama sobre as pesquisas que utilizam o método das Narrativas (Auto) biográficas nas pesquisas na área de ensino de ciências. As atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC, evento que foi realizado em junho de 2019, foram escolhidas para realizar a pesquisa bibliográfica, pois se trata de um dos principais eventos nacionais da área. A busca foi realizada no site do evento, onde estão disponibilizados os trabalhos que foram publicados nas atas. A busca foi realizada por meio das palavras-chaves “NARRATIVAS” e “(AUTO) BIOGRÁFICAS” de forma individual. Os trabalhos encontrados foram identificados e foi realizada a leitura dos resumos para identificar informações como: título, autores, instituição de pesquisa, referencial teórico, metodologia e resultados. Foi encontrado um total de 11 (onze) trabalhos que abordam o uso de narrativas (Auto) biográficas. A maioria dos trabalhos publicados nas atas são de instituições de pesquisa localizadas nas regiões Sudeste e Sul e na autoria destaca-se um número maior do gênero feminino. Os trabalhos que usam as Narrativas (Auto) biográficas como método de pesquisa somam um total de sete trabalhos. Também aparece um trabalho com relato de experiência, dois trabalhos sobre jogos didáticos e um sobre uma sequência didática. Entre os temas, destaca-se principalmente a formação de professores. Assim, o trabalho conclui que a pesquisa com Narrativas (Auto) biográficas ainda é um método de pesquisa recente e tímido dentro do ensino de ciências, somando um número muito pequeno em relação ao total de trabalhos publicados nas atas do evento. O trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação