O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ – SPAECE E O CURRÍCULO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO 9. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Resumo
A modernidade e a globalização vêm intensificando reflexões e debates sobre o tema currículo e avaliação educacional. É partir deste desfecho que surge o interesse em pesquisar sobre estas temáticas, buscando responder a seguinte questão central: Qual a influência da avaliação do SPAECE sobre o currículo vivenciado pelos professores de matemática no 9º ano do ensino fundamental anos finais? Partindo desta problemática, este estudo tem o objetivo de compreender a visão dos professores sobre a relação SPAECE e currículo no ensino de matemática do 9º ano do ensino fundamental anos finais. Buscamos fundamentar as discussões desta pesquisa nas contribuições teóricas de Lopes e Macedo (2011), Silva (2017), Foucault (2014), Apple (2002, 2006, 2017), Arroyo (2011), YOUNG (2000, 2010), entre outros, a acerca do tema currículo, e em Perrenoud (1999), Ball (2014, 2019), Luckesi (2002), Freitas et al. (2009), Fernandes (2009), Vianna (2003, 2005) e outros, acerca do tema avaliação educacional. Metodologicamente esta investigação privilegiará o método qualitativo de pesquisa, do tipo exploratória, sendo que quanto aos procedimentos, esta investigação abordará elementos característicos de três tipos de pesquisa, sendo elas: (I) a de pesquisa bibliográfica uma vez que buscaremos compreender sobre as teorias do currículo e sobre avaliação educacional, situando o SPAECE nesse contexto; (II) a de pesquisa documental que se dará por meio de investigação dos instrumentos de gestão pedagógica das escolas; e (III) a de estudo de campo, que se dará por meio de observações feitas na realidade investigada, de ações formativas, e da realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Entendemos que ao lançarmos um olhar investigativo sobre a influência do SPAECE no currículo de matemática estaremos levantando reflexões que contribuirão para a compreensão e interpretação dos professores sobre estas temáticas promovendo, consequentemente, uma qualificação na sua atuação docente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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