O USO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO GÊNERO SUPER-HERÓIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autores

  • Paulo de Tarso Servilio Filho
  • Irapuan Peixoto Lima Filho

Resumo

A importância da apropriação das discussões sociológicas por parte dos estudantes do Ensino Médio, evoca estratégias que os façam dialogar com o currículo de forma que não lhes pareça distante de suas dinâmicas diárias. O objetivo é investigar a relação entre o consumo de filmes e séries de super-heróis e o ensino/aprendizagem de Sociologia nos seguintes pontos: o principal contato com a produção Sociológica que se dá majoritariamente na escola média; os limites entre o currículo proposto e o capital cultural dos jovens; a adesão ao estudo da Sociologia a partir do uso da produção audiovisual. A Metodologia se dá pela disciplina eletiva ministrada em turmas de duas escolas públicas de Fortaleza. Foram apresentados aos jovens os capítulos do livro com seus respectivos temas por bimestre, com a proposta de identificar as questões levantadas nas mídias consumidas por eles. Ao trabalhar o capítulo “Poder, Política e Estado”, por exemplo, os estudantes identificaram relações de poder e dominação a partir da análise dos personagens do filme Vingadores; para “Trabalho”, Homem Aranha; para “Religião”, Homem de Aço; em “Estratificação e Desigualdades Sociais”, Mulher Maravilha, e Luke Cage. Ao serem apresentados a temas sociológicos com o desafio de dialogar sobre as histórias de super-heróis enxergando, para além da ficção, dinâmicas sociais que inevitavelmente orientam as bases de tais histórias, os estudantes identificam a Sociologia em espaços não imaginados até então e buscam por entender conceitos e autores para fazerem uma leitura científica de seus personagens preferidos e entendem a Sociologia como a ciência que dá conta de todas relações sociais. A eletiva possibilita aos jovens uma introdução à Sociologia a partir de algo que lhe é próximo fazendo com estes entendam a própria Sociologia com algo próximo, refletindo na busca por outras fontes de informação acerca dos temas sociológicos e maior frequência e participação nas aulas convencionais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação