OS ESTÁGIOS ACADÊMICOS E SUAS REVERBERAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO TRABALHO: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DA UFC FORTALEZA
Resumo
Os estágios acadêmicos são definidos como um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho cujos objetivos principais são a formação de competências necessárias para o contexto profissional e o desenvolvimento social e emocional. Caracterizado por muitos autores como um período cerceado por contradições, o estágio acadêmico revela-se como uma das principais vias de aproximação do estudante ao contexto de trabalho, sendo primordial no processo de inserção profissional, período fértil para elaboração dos primeiros sentidos do trabalho. Essa aproximação, por vezes, tende a assimilar muitas características do contexto laboral que, cada vez mais, mostra-se atravessado pelo signo da precariedade e pelo aumento de vínculos laborais débeis. Esse fato fornece as bases para estágios que tendem a distanciar-se de suas funções primordiais sendo utilizados pelas organizações como meio para substituição de mão de obra e que pouco contribuem para a formação profissional do discente. Diante disso, nesta pesquisa objetivamos compreender de que modo as experiências de estágio reverberam na construção dos sentidos do trabalho em estagiários. Para atingir esse objetivo, optamos por uma investigação de cunho qualitativo cuja ferramenta principal será a entrevista semiestruturada. Serão entrevistados estagiários cujos critérios de inclusão para a participação das entrevistas serão: o vínculo com a Agência de Estágio UFC e a participação de algum tipo de estágio (obrigatório ou não obrigatório). Os participantes serão recrutados após a divulgação da pesquisa nos grupos do facebook da Agência de Estágio UFC e pelo método snowball. O número de participantes será delimitado pelo critério de saturação. As entrevistas serão transcritas e analisadas tomando como referência a Análise de Conteúdo. Quanto aos resultados, espera-se; levantar dados que problematizem o contexto dos estágios acadêmicos e analisar os estágios como instrumento fundamental para a construção dos sentidos do trabalho.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.