PESQUISA COMPREENSIVA: PONDERAÇÕES TEÓRICAS EM UM ESTUDO DE DIÁSPORA ESTUDANTIL GUINEENSE NO MUNICÍPIO DE ACARAPE E REDENÇÃO/CE

Autores

  • Calilo Fati
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a mobilidade estudantil guineense no estado do Ceará/CE UNILAB, levando em consideração os processos de vinda, chegada e dinâmicas de sociabilidade na comunidade acadêmica e junto aos moradores de Acarape e Redenção, as cidades que sediam a instituição no estado. Os objetivos específicos que compõem este estudo são conhecer os processos de vinda dos estudantes guineenses da UNILAB residentes em Acarape e Redenção/CE; identificar as dinâmicas de sociabilidade dos estudantes guineenses na UNILAB/CE e na comunidade redencionista e acarapense durante os anos de curso; conhecer as perspectivas de retorno da diáspora estudantil guineense da UNILAB/CE no período pós-formação acadêmica. O estudo discute os conceitos de Cooperação Sul-Sul, mobilidade e sociabilidade como elementos de análise sociológica e numa perspectiva de outras abordagens teóricas como (MUNGOI, 2006, 2008; HELENO, 2014; GUSMÃO, 2011; SIMMEL, 2006; SILVA, 2016; LANGA, 2014, 2016, HARRIS & ZEGHIDOUR, 2010, dentre outros. Estes conceitos emergem de modo prático na construção de objetos interpretativos acerca do universo diaspórico, possibilitando novas composições metodológicas. Apesar de o trabalho estar em andamento, a hipótese é que, a mobilidade estudantil guineense na busca de formação acadêmica no exterior tem sido motivada por inúmeros fatores, dentre as quais a instabilidade política e governamental, que tem impedido o normal funcionamento das instituições públicas e privadas na Guiné-Bissau, sobretudo no setor da educação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação