PLANEJAMENTO TURÍSTICO NA ROTA DAS EMOÇÕES: A PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA VILA DE JERICOACOARA

Autores

  • Tatiane Rodrigues Carneiro
  • Fabio de Oliveira Matos

Resumo

O turismo é uma atividade econômica capaz de gerar impactos positivos a uma localidade,como a geração de emprego e renda, a troca de culturas, a melhoria da qualidade ambiental, mas também pode gerar impactos negativos quando não é realizado da maneira adequada, ou seja, partindo-se de um planejamento que envolva as comunidades tradicionais, os empresários e o Estado. Estes impactos negativos podem ser a perda da identidade cultural, a degradação do meio ambiente, entre outros. A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado que engloba 14 municípios de três estados brasileiros em uma única visita, Ceará, Piauí e Maranhão. Os principais atrativos da rota são Jericoacoara no Ceará,objeto de estudo da presente pesquisa, o Delta das Américas no Piauí e os Lençóis Maranhenses no Maranhão. A área de estudo está inserida diretamente na zona costeira, ambiente bastante vulnerável em razão de suas características ambientais, quando este ambiente é exposto ao uso inadequado torna-se facilmente degradado e insustentável. Desta forma o presente estudo busca conhecer a opinião dos moradores da vila de Jericoacoara acerca da Rota das Emoções e do turismo ali realizado, bem como identificar os principais impactos socioambientais presentes na Vila de Jericoacoara, analisar as principais políticas públicas de turismo voltadas para a Rota das Emoções na vila e propor alternativas sustentáveis para o desenvolvimento do turismo em Jericoacoara. A pesquisa é qualitativa e dividiu-se em quatro etapas, na primeira foi realizado levantamento bibliográfico e documental, na segunda foi realizada pesquisa de campo com observação in loco e aplicação de 50 questionários aos moradores da vila de Jericoacoara, num terceiro momento foram tabulados os dados e por fim, foram elaborados os resultados. Ao longo desta pesquisa utilizou-se alguns conceitos como: turismo, planejamento turístico, turismo sustentável, impacto ambiental, percepção e percepção ambiental.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação