POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Maria Irilene Alves dos Santos
  • Leandro Araujo de Sousa
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Resumo

Este trabalho visou identificar o que os estudos abordam sobre as políticas voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para tal, utilizou-se uma revisão de literatura realizada na base de dados Google Scholar e incluiu somente artigos publicados em periódicos nos últimos seis anos (2014-2019). Assim, para a seleção foram analisados o título e o resumo dos trabalhos, sendo encontrados 17 artigos que detinham relação direta com o tema. Para a sistematização dos elementos ligados à temática, os artigos foram agrupados em categorias, destacando-se que um artigo pôde ser classificado em mais de uma categoria, pois levou-se em consideração os temas centrais discutidos em cada estudo. Como resultados: na categoria “democratização do ensino” foram encontrados 3 estudos; “acesso ao material didático” (3 estudos); na categoria “financiamento” (2 estudos); “programas de Alfabetização” (5 estudos). Já a Formação docente para os professores da EJA, como o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), foi identificada como categoria que requer “políticas de investimento” (7 estudos); a estrutura física ofertada também requer investimento (1 estudo). Programas direcionados à “qualificação profissional” como o Projovem Urbano e o Proeja (3 estudos). Pesquisas que apontam que os programas se mostram aligeirados e descontínuos (7 estudos), classificados na categoria “tempo de oferta”. Na categoria “inclusão”, 4 estudos. Por fim, indicam-se estratégias conjuntas de âmbito nacional, estadual e municipal para implantações de programas de forma mais consciente e crítica (1 estudo). Portanto, mesmo que as políticas para a EJA sejam expressivas, ainda há categorias que requerem maior atenção, como a formação docente e a que se refere aos programas que não oferecem um prosseguimento real aos estudantes no ensino e visam formar de modo célere. Agradecemos à CAPES pelo financiamento da bolsa de Mestrado em Educação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação