PRÁTICAS INFORMACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA PARTICIPATIVA DO FANDOM: UMA ANÁLISE DE AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO
Resumo
Visa apresentar a proposta teórico-metodológica do estudo, cuja temática se insere na perspectiva das práticas informacionais e seu papel na construção da cultura participativa do fandom de As Crônicas de Gelo e Fogo. Sob esse olhar, examinaremos mediante uma análise de conteúdo, as comunidades virtuais, as plataformas midiáticas utilizadas pelo fandom, bem como a disseminação do conteúdo produzido pelos fãs. Temos como intuito analisar o desenvolvimento da cultura participativa do fandom de As Crônicas de Gelo e Fogo no ciberespaço a partir das relações construídas por esses fãs e das práticas informacionais por eles estabelecidas. Consoante a este objetivo, será realizado uma investigação de como se dá o processo de produção de conteúdo, além da identificação e descrição das práticas informacionais destes fãs ao entrarem e participarem da comunidade. Configurando-se uma pesquisa de cunho qualitativo, descritiva e bibliográfica, são discutidos temas como práticas informacionais, cultura participativa e cultura de fãs, observando-os em seus aspectos conceituais e teóricos, e estabelecendo relações entre eles. Apoiados pelos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo, bem como, baseado no modelo de prática informacional de Harlan, serão realizadas entrevistas, de forma a compreender, como os processos das práticas informacionais influem na construção da comunidade fã e de sua cultura.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.