PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM SERVIÇO (PROFEM): FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZADA

Autores

  • Milinia Stephanie Nogueira Barbosa Felicio
  • Daniel Brandão Menezes
  • Herminio Borges Neto

Resumo

Muitos professores da educação básica ainda hoje utilizam práticas tradicionais em sua forma de ensinar, em que focam na quantidade de informações que o aluno consegue captar, objetivando a cognição, mas não dando tempo suficiente de o aluno maturar, desprezando também o aspecto motivacional e emocional. Com base em movimentos de mudanças em sala de aula de uma pesquisadora da educação básica da rede estadual de ensino, após o curso Projeto Fedathi oferecido pelo Laboratório Multimeios da Universidade Federal do Ceará e discussões no grupo de pesquisa do Laboratório Multimeios, buscou-se compreender quais contribuições em termos de mudanças de ideias e prática dos professores, uma formação continuada delineada com a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi e suas concepções pode suscitar no docente. A principal ideia norteadora é: Quais transformações os docentes de uma Escola de Ensino Médio apresentam frente às possibilidades da Formação Fedathi Generalizada enquanto uma proposta de formação continuada? Como resultados apresenta-se um desenho inicial da Formação Fedathi Generalizada a fim de ser implementada em uma escola estadual do Ceará, como projeto piloto, buscando fazer o professor refletir além da cognição do aluno. A pesquisa é de natureza qualitativa, estudo de caso delineado com pesquisa-ação pois favorece maior liberdade para interferência e transformação dos participantes. A metodologia de Pesquisa Sequência Fedathi norteia as etapas dos ciclos da Formação Generalizada que foram definidas como Ensaio Teórico, Planejamento, Execução e Refinamento. O Projeto Fedathi ampliado para várias áreas e a Revisão Bibliográfica ainda em curso, darão suporte para a categorização de elementos possíveis de avaliação no decorrer da formação que serão identificadas por várias evidências: vídeos, questionários, entrevistas, autoavaliações das sessões didáticas, avaliações dos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação