PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DE PESQUISA

Autores

  • Alexsandra dos Santos Barbosa
  • Almir Leal de Oliveira

Resumo

A escola pública brasileira é numerosa e diversa, tem como realidade salas lotadas e uma estrutura que pode deixar a desejar. O presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições de um Projeto que busca desmassificar a escolarização. O Projeto Professor Diretor de Turma teve origem em Portugal e foi implementado no Estado do Ceará pela Secretária de Educação em 2008. Para pesquisa, foi feito uma análise documental nas leis e decretos portugueses que envolvem o Projeto desde seu surgimento como Diretor de Classe em 1895, Diretor de Ciclo em 1936 e finalmente Diretor de Turma em 1968 assim como em Manuais de Orientações e Material de apoio sobre o PPDT cearense. Está sendo feita entrevista com diretores de turma e núcleo gestor de três escolas da Coordenadoria Regional de Educação- CREDE 01- do município de Pacatuba sendo uma de Tempo Regular, Tempo Integral e Profissionalizante. Os resultados serão dialogados com eixos temáticos como escola, família, autonomia e o desenvolvimento socioemocional. O Projeto Professor Diretor de Turma está presente em praticamente todas as escolas da rede estadual do Ceará, tem como função aproximar a tríade escola, aluno e família;contribuir para o desenvolvimento socioemocional do aluno; suas relações interpessoais e seu desempenho escolar. A pesquisa, por hora, aponta que os professores compreendem a importância do projeto e que mesmo com pouca investimento, consegue alcançar bons resultados. Os docentes elencam também pontos que podem ser melhorados como maior tempo para dedicação ao Projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação