RAÍZES: POSTURA DOCENTE VIRTUAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FEDATHIANA

Autores

  • Daniele de Oliveira Xavier
  • Jéssica de Castro Barbosa
  • Herminio Borges Neto

Resumo

A sede de evolução nos campos do ensino e da aprendizagem nos impulsionam a querer sempre o melhor para a educação. Com isso, buscamos enxergar as necessidades e especificidades para um ensino de qualidade, contextualizado com a realidade contemporânea, que contemple o virtual. Assim surge o Raízes, que parte da inquietação dos envolvidos nesse projeto, e da pretensão de elaborar um Objeto Educacional Digital (OED) - de qualidade baseado nos princípios da Sequência Fedathi. Trata-se de um projeto guarda-chuva que irá auxiliar instituições de ensino e professores a inovarem suas ações e intervenções docentes. A partir do OED - Raízes será instigada também a autonomia dos estudantes, promovendo-os enquanto pesquisadores e sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem, dando-os a oportunidade de torná-los independentes em todos os aspectos. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa exploratória/descritiva, com o objetivo de modelização produto final. A bibliografia do trabalho aborda temáticas como Educação a Distância, Tecnodocência, cibercultura, dentre outros, que embasam as questões que amparam a base de criação do Raízes. Almejamos que o OED - Raízes possa contribuir para uma educação mais contextualizada com a sociedade atual, onde virtualidade e realidade se entrelaçam, focando na vivência significativa dos sujeitos inseridos no ambiente proposto, através de um modelo adequado e centrado nas necessidades do usuário/aprendiz, focando nas ações e postura do docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação