RAÍZES: UMA PROPOSTA DE OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL (OED) BASEADO NA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI
Resumo
A democratização do uso das tecnologias de informação e comunicação e do acesso à internet tem contribuído para mudanças na dinâmica da sociedade contemporânea, suscitando também consequências no campo educacional. Tais transformações, e as possibilidades destas na promoção de uma educação de qualidade, foram compreendidas pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios/FACED/UFC, que diante deste novo cenário torna-se um dos principais agentes de formação de professores para a inclusão da tecnologia em contextos escolares. O desenvolvimento das referidas ações tomam como base a Sequência Fedathi, sendo esta uma metodologia de ensino que busca a partir da imersão pedagógica e da postura docente o protagonismo e a autonomia dos estudantes no desenvolvimento e resolução de situações problemas. Destarte, após breve contextualização do lócus e objeto da pesquisa, objetivamos com este escrito apresentar as perspectivas e os avanços de uma pesquisa colaborativa de dissertação, que propõe a elaboração de um Objeto Educacional Digital (OED), baseado nos fundamentos e fases da metodologia de ensino Sequência Fedathi, a que nomeamos de Raízes. Seguindo a abordagem qualitativa, o referido estudo caracteriza- se como pesquisa exploratória e descritiva, organizando os passos metodológicos a partir do método de pesquisa Sequência Fedathi. Os resultados apontam para a modelização do OED Raízes, composto a priori pelas ferramentas a) dicas; b) tutoriais; c) bauzinho; e d) Telemeios. As supracitadas ferramentas buscam apoio em base teórica de autores como Jean Piaget, Levy Vygotsky e Herminio Borges Neto, almejando consistência teórica para o desenvolvimento de atividades que promovam aos usuários um percurso de autogestão da aprendizagem. Logo, espera- se que esta pesquisa possa contribuir para novas concepções sobre o uso das tecnologias digitais e informacionais no campo educacional, alcançando novas possibilidades através de práticas versadas na metodologia de ensino Sequência Fedathi.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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