REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ACUSADO A PARTIR DA INFORMAÇÃO MIDIÁTICA E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

Autores

  • Jorge Clecio de Moraes Dias
  • Jefferson Veras Nunes

Resumo

Os meios de comunicações por seus diversos vetores conhecidos pela terminologia “mídia” constantemente estão veiculando diversas informações aos espectadores. A dignidade da pessoa humana é um preceito constitucional ao qual é conferido o status de direito fundamental. Entre o choque da disseminação da informação criminal e seus impactos sobre a sociedade poderá ocorrer uma representação idiossincrática, bem como implicações afirmativas ou negativas sobre a imagem de alguém que esteja sendo acusado de algum crime. Diante do tema questiona-se sobre qual representação social seria evocada sobre a imagem do acusado e qual sua relação com o princípio da dignidade da pessoa humana? Objetivo geral será realizar um estudo sobre a imagem do acusado a partir do efeito da disseminação da informação veiculada por meios midiáticos de comunicação de massa e a representação social que pode ser evocada a partir de operadores de um setor do sistema judiciário. Tendo como objetivos específicos: buscar suporte teórico sobre a perspectiva da Ciência da Informação e sua relação com a mediação da informação, conhecimento e o contexto dinâmico das transformações das relações sociais; estudar a informação no campo social sob a análise do discurso e sua relação com a significação, sujeito e objeto. Analisar teoricamente o princípio da dignidade da pessoa humana relacionado com o direito à informação. Fazer estudos qualitativos e quantitativos sobre a representação social a partir da disseminação da informação midiática de massa evocada por operadores de um setor do sistema judiciário. Analisar a representação social proveniente da relação da disseminação da informação midiática de massa sobre a imagem do acusado. Esta pesquisa terá natureza mista (qualiquantitativa), na modalidade exploratória, com cortes transversais, inserindo-se predominantemente no campo da pesquisa básica, no modelo da engenharia didática que estabelece quatro fases ou etapas no processo de investigação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação